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4 passos para desenvolveres a tua Auto Disciplina

4 passos para desenvolveres a tua Auto Disciplina


Auto disciplina é a capacidade, na prática, de realizar as tarefas que defines como importantes e necessárias para atingir o teu objetivo, no tempo e momento certo. Um dos fatores mais importantes que leva as pessoas a não terem auto disciplina é o facto de não estarem comprometidas com os seus objetivos. Definir e saber escrever os objetivos é uma prática que nem sempre é bem feita.

Desenvolver o autoconhecimento, e conhecer os teus valores e crenças ajudar-te-ão a teres uma maior consciência do que é efetivamente importante para ti e assim conseguirás definir o que pretendes alcançar. Partindo do pressuposto que já tens o teu objetivo, passemos de imediato aos passos para criar e manter a tua auto disciplina:

Passo 1: Compromete-te emocionalmente todos os dias com o teu objetivo


Todos os dias, pela manhã, visualiza o teu objetivo.

  • Visualiza-o como se o já tivesses realizado;
  • Identifica o que vês, ouves e principalmente sentes nesse momento em que já o realizaste;
  • Realça todos os benefícios que obterás ao atingi-lo;
  • Potencia todos os contributos que o mesmo trará, a ti, e aos que te rodeiam.

Isto aumentará a tua motivação e o teu foco naquilo que é efetivamente importante fazer.

Passo 2: Livra-te de todas as distrações


Começar o dia a ver o Facebook, Twitter, Instagram, TV ou mesmo ler emails, não será a melhor forma de começares o teu dia. Ao fazê-lo irás desviar a tua atenção para coisas que te impedirão de usar o teu tempo da melhor forma, isto é, de fazer o que é mais importante e necessário para estares mais perto do teu resultado desejado (objetivo).

  • Levanta-te cedo, pela manhã estarás mais desperto e com mais energia para pensares e fazeres as tuas tarefas da melhor maneira;
  • Come um bom pequeno-almoço, sem energia nada funciona;
  • Faz exercício, tonificar o corpo dar-te-á mais energia para o resto do dia;
  • Revê o teu planeamento diário, pois irá reforçar o teu foco no que deve fazer nesse dia.

Passo 3: Usa blocos de tempo pré-definidos no teu plano semanal / diário


Ter disciplina não tem de ser penoso. A disciplina não serve só para fazer o que nem sempre gostamos ou temos vontade de fazer. A disciplina deve ser usada para todas as áreas da nossa vida, pois só assim conseguiremos ter o equilíbrio necessário para alcançar uma boa qualidade de vida ao nível pessoal e profissional.

Cria blocos de tempo para:

  • Tarefas pessoais

Como levar os filhos ao infantário / escola, ir ao ginásio, fazer caminhadas, estar com amigos, estar com a família, limpar / arrumar a casa, ler um livro, estar só, … momentos de lazer!

  • Tarefas profissionais
    • Tarefas estratégicas – Onde usas o tempo para pensar e avaliar o que deves fazer e como o fazer.
    • Tarefas operacionais – Onde usas o tempo para colocar em prática o que definiste anteriormente.

Usando o tempo desta forma, irás ter sempre a possibilidade de fazer o que para ti, é efetivamente importante. Isso dar-te-á a sensação de estares a fazer o correto pois ao levar em conta as áreas pessoais e profissionais no teu planeamento, estarás a criar harmonia entre elas.

Passo 4: Comemora


Celebrar as coisas boas da vida, fortalece-nos e melhora o nosso estado emocional. Fá-lo sempre que sintas que conseguiste algo de positivo. Não necessitas de fazer grandes coisas ou gastar muito dinheiro para isso, por vezes o simples agradecimento e estar grato por teres conseguido algo, irá reforçar a ideia de que valeu a pena. Deixo ao teu critério e imaginação a forma como para ti, seria uma celebração de mais uma vitória alcançada!

O que fazer se sentires muita dificuldade em colocar na prática estes passos?

Se tens tido dificuldade em colocar em prática o teu planeamento ou nem sequer tens conseguido fazê-lo, pensa no seguinte:

Quando começas a fazer um desporto, tens um período de adaptação, de fortalecimento muscular, para que quando chegar a altura de competir consigas estar ao nível e exigência pedida. Começa pelo nível 1 e vai evoluindo para os restantes níveis gradualmente. Sê exigente qb.

Imagina que queres começar a trabalhar 8 horas diárias de uma forma mais produtiva do que fazias até agora. O primeiro dia corre bem, mas o segundo, falha redondamente. Tudo bem! Conseguiste ter um dia onde cumpriste o que tinhas definido. Nesta fase provavelmente dois dias seguidos ainda podem ser demais para ti. Relaxa, sem stress.

Quanto tempo, diariamente, conseguirias trabalhar sem te distraíres, de forma a conseguires cumprir a tua meta numa semana de trabalho? 30 minutos, 2 horas, 4 horas? Pratica e vai aumentando o desafio e a resistência de uma forma progressiva.

A disciplina é como se fosse um músculo. Quanto mais exercitado mais forte ficará.
Insiste, persiste, encara as dificuldades como aprendizagens, e faz acontecer!

Sê a melhor versão de ti próprio.
Sê o timoneiro da tua vida.

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